Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


O Cinusp exibe, de 14 a 25 de agosto, a mostra Trauma Cultural na Irlanda e no Brasil, com filmes e debates que exploram diferentes acontecimentos que marcaram a história e ficaram na memória coletiva desses países.

Na Irlanda, um dos episódios mais significativos da luta pela independência foi a revolta armada de 1916, tema do filme 1916: The Irish Rebellion, seguido de debate com Bríona Nic Dhiarmada, professora da Universidade de Notre Dame e produtora do filme; e Laura Izarra, professora da USP e presidente da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses.

A partir da década de 1960, a Irlanda do Norte presenciou quase três décadas de conflitos políticos, marcadas por assassinatos, torturas e prisões sem julgamento. As feridas deixadas pelos confrontos estão presentes em Fome, premiado no Festival de Cannes; e Nós Estivemos Lá, seguido de debate com o diretor Cahal McLaughlin. Em Nome do Pai, que recebeu o Urso de Ouro de Berlim, e o experimental Elephant também contemplam essa época.

No Brasil, a constituição de uma identidade nacional também foi marcada, ao longo da história, por eventos ou períodos de trauma coletivo. A luta no campo durante o período militar aparece em Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho. Que bom te ver viva, da diretora Lúcia Murat, traz depoimentos de mulheres que sofreram torturas durante o regime. O genocídio indígena e a demora na demarcação de suas terras estão presentes em Martírio, do indigenista Vincent Carelli.

A mostra é resultado de parceria com o Irish Film Institute, a Cátedra de Estudos Irlandeses William Butler Yeats e a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses e ocorre em paralelo com o evento Rethinking Cultural Trauma from Transnational Perspectives, que será realizado na USP de 22 a 25 de agosto. As sessões acontecem de segunda a sexta, às 16 e 19 horas, no Cinusp. A entrada é gratuita. Mais informações no site.

Cinusp apresenta a mostra Trauma Cultural na Irlanda e no Brasil

A mostra reúne filmes e debates que exploram diferentes acontecimentos que marcaram a história e ficaram na memória coletiva desses países.

Datadata 14/08/17 - 25/08/17 | 16:00 - 21:00
Tipo de Eventodata Cultura e artes
Sitedata http://www.usp.br/cinusp/
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Sem Inscrição Prévia
Localdata Cinusp - Cinema da USP Paulo Emílio
Capital
Endereçodata Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 04 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
29NOV
Cultura e artes
Tusp sedia leitura da peça A Últi...
A autora Júlia Lopes de Almeida foi indicada ao grupo fundador da Academia Brasileira de Letras, ma...
30NOV
Evento científico - humanas
Miguel Bucalem comenta projetos de ...
O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e professor da Escola Politécnica (Poli) da US...
28NOV
Evento científico - humanas
Instituto de Psiquiatria promove pa...
O evento é organizado pelo Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (ProSER), em parceri...
30NOV
Evento científico - humanas
Instituto de Psicologia promove exp...
A mostra é gratuita, sem inscrição prévia e acontece nos corredores do IPUSP entre a lanchonete ...