Entre os dias 13 de março e 7 de abril, o Cinusp apresenta a mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que chega à sua 6ª edição exibindo o que há de melhor no cinema nacional recente. Na lista, estão 22 longas-metragens, incluindo seis pré-estreias, além de várias sessões especiais com debates e curtas.
Entre os destaques, Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho e premiado em festivais internacionais como o de Roterdã, e vários filmes de diretoras, como o novo filme de Anna Muylaert, Mãe só Há Uma, e A Cidade onde Envelheço, de Marília Rocha, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Brasília.
As pré-estreias são Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga; Elon Não Acredita na Morte, de Ricardo Alves Jr.; O Caso Dora, de Dora Longo Bahia; Martírio, de Vincent Carelli e Tatiana Soares de Almeida, vencedor do Prêmio do Júri Popular e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília 2016; além de Rifle, de Davi Pretto e o filme experimental dirigido e atuado pelo casal Melissa Dullius e Gustavo Jahn, Muito Romântico.
Parte importante da mostra são os debates. O deputado federal Jean Wyllys estará presente para falar sobre Entre Homens de Bem, ao lado dos diretores Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros. Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança, vencedor do Festival de Tiradentes em 2016, terá mesa de debate com o diretor Thiago B. Mendonça e a professora Patrícia Moran. E, após a exibição de O Silêncio do Céu, acontece debate com diretor Marco Dutra e a professora Cecília Mello.
As sessões acontecem às 16 e 19 horas, no Cinusp Cidade Universitária. As sinopses e datas dos filmes e debates podem ser acessadas neste documento e no site do CINUSP. A entrada é franca