Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


No centenário da Revolução de Outubro, o Cinusp exibe, de 6 a 17 de novembro, a mostra Todo Poder aos Sovietes!, que reúne filmes e debates que exploram a temática da Revolução e do estado operário soviético em seus primeiros anos de existência, marcados por radicais transformações sociais, políticas e artísticas.

A Revolução Russa de 1905 e os levantes que marcaram o período são retomados em O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein, filme considerado um dos mais importantes da história do cinema. A primeira fase da Revolução Russa de 1917, conhecida como Revolução de Fevereiro, é tema de A Queda da Dinastia Romanov, da diretora Esfir Shub, primeiro grande documentário de arquivo da história. No dia 7 de novembro, às 19 horas, haverá exibição do filme, seguida de debate com Neide Jallageas, professora da USP e especialista em arte e cinema russos.

A Revolução de Outubro, na qual os bolcheviques tomaram o poder, é tema dos aclamados Outubro, de Sergei Eisenstein, e O Fim de São Petersburgo, de Vsevolod Pudovkin. O húngaro Vermelhos e Brancos, de Miklós Jancsó, retrata o período seguinte, da Guerra Civil Russa (1918 a 1921). Também está na mostra o raro A Tragédia Otimista, de Samson Samsonov, que aborda o tema da guerra a partir da participação dos marinheiros, liderados por uma comissária bolchevique.

A equipe do Cinusp ainda traduziu e legendou para esta mostra dois média-metragens russos inéditos no Brasil: Documentos de Outubro, com um rico material de arquivo sobre o período entre fevereiro e novembro de 1917 e será exibido no dia 9 de novembro, às 19 horas, seguido de debate com Edison Urbano, membro do comitê editorial das Edições Iskra; e Tempos que Sempre Estarão Conosco, que retrata a vida de Alexandra Kollontai, líder bolchevique e uma das principais organizadoras do movimento de mulheres trabalhadoras na Revolução. Diana Assunção, historiadora e fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas, participa do debate após a exibição do filme no dia 16 de novembro, às 19 horas.

As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e 19 horas, no Cinusp. A entrada é gratuita. Mais informações no site.

Cinusp exibe mostra de filmes Todo Poder aos Sovietes!

Além dos filmes, haverá debates, e a programação conta com dois média-metragens russos e inéditos no Brasil: Documentos de Outubro e Tempos que Sempre Estarão Conosco.

Datadata 06/11/17 - 17/11/17 | 16:00 - 21:00
Tipo de Eventodata Cultura e artes
Sitedata http://www.usp.br/cinusp
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Sem Inscrição Prévia
Localdata Cinusp - Cinema da USP Paulo Emílio
Capital
Endereçodata Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 04 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
14DEZ
Evento científico
Evento encerra o ciclo de seminári...
Aids, direitos humanos e políticas sexuais no século 21 estão entre os temas presentes no program...
17DEZ
Outros
Melhores projetos para a área de m...
Dia 17 de dezembro serão premiados os projetos vencedores do concurso para universitários organiza...
14FEV
Evento científico
USP tem curso intensivo sobre negoc...
Oferecido por centro do Instituto de Relações Internacionais, curso promove práticas e simulaçõ...
13FEV
Evento científico - humanas
Curso da USP apresenta conceitos e ...
Objetivo é contribuir para a formação de negociadores tanto do setor privado como do setor públi...