Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


No centenário da Revolução de Outubro, o Cinusp exibe, de 6 a 17 de novembro, a mostra Todo Poder aos Sovietes!, que reúne filmes e debates que exploram a temática da Revolução e do estado operário soviético em seus primeiros anos de existência, marcados por radicais transformações sociais, políticas e artísticas.

A Revolução Russa de 1905 e os levantes que marcaram o período são retomados em O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein, filme considerado um dos mais importantes da história do cinema. A primeira fase da Revolução Russa de 1917, conhecida como Revolução de Fevereiro, é tema de A Queda da Dinastia Romanov, da diretora Esfir Shub, primeiro grande documentário de arquivo da história. No dia 7 de novembro, às 19 horas, haverá exibição do filme, seguida de debate com Neide Jallageas, professora da USP e especialista em arte e cinema russos.

A Revolução de Outubro, na qual os bolcheviques tomaram o poder, é tema dos aclamados Outubro, de Sergei Eisenstein, e O Fim de São Petersburgo, de Vsevolod Pudovkin. O húngaro Vermelhos e Brancos, de Miklós Jancsó, retrata o período seguinte, da Guerra Civil Russa (1918 a 1921). Também está na mostra o raro A Tragédia Otimista, de Samson Samsonov, que aborda o tema da guerra a partir da participação dos marinheiros, liderados por uma comissária bolchevique.

A equipe do Cinusp ainda traduziu e legendou para esta mostra dois média-metragens russos inéditos no Brasil: Documentos de Outubro, com um rico material de arquivo sobre o período entre fevereiro e novembro de 1917 e será exibido no dia 9 de novembro, às 19 horas, seguido de debate com Edison Urbano, membro do comitê editorial das Edições Iskra; e Tempos que Sempre Estarão Conosco, que retrata a vida de Alexandra Kollontai, líder bolchevique e uma das principais organizadoras do movimento de mulheres trabalhadoras na Revolução. Diana Assunção, historiadora e fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas, participa do debate após a exibição do filme no dia 16 de novembro, às 19 horas.

As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e 19 horas, no Cinusp. A entrada é gratuita. Mais informações no site.

Cinusp exibe mostra de filmes Todo Poder aos Sovietes!

Além dos filmes, haverá debates, e a programação conta com dois média-metragens russos e inéditos no Brasil: Documentos de Outubro e Tempos que Sempre Estarão Conosco.

Datadata 06/11/17 - 17/11/17 | 16:00 - 21:00
Tipo de Eventodata Cultura e artes
Sitedata http://www.usp.br/cinusp
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Sem Inscrição Prévia
Localdata Cinusp - Cinema da USP Paulo Emílio
Capital
Endereçodata Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 04 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
03OUT
Cultura e artes
Faculdade de Saúde Pública realiz...
Ciclo de eventos tem o objetivo de debater as condições de vida da população negra no Brasil, be...
02OUT
Cultura e artes
USP recebe eventos sobre os 50 anos...
Com programas em diversos horários, "Ecos de 1968 - 50 anos depois" traz diferentes abordagens do c...
26SET
Evento científico
Representatividade negra e feminina...
O evento vai reunir quatro autoras contemporâneas que trabalham esta temática: Dika Araújo, Fláv...
24SET
Evento científico
Palestra no Instituto Oceanográfic...
Professor convidado falará também sobre o Brasil no Projeto PIRATA, que pesquisa a região do Atl...