Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


No período de 29 de janeiro a 2 de março, o Cinusp exibe a mostra Corpo Desperto, que lança olhar sobre a transição da adolescência para a vida adulta, com atenção para o despertar de afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante. A curadoria prioriza filmes que não fazem um julgamento moral sobre as descobertas da juventude, mas sim que as observam de perto, com cumplicidade.

Ícone de uma geração, Kids, de Larry Clark, aborda um grupo de jovens envoltos em experimentações com drogas, sexo e violência, causando furor e polêmica quando lançado em 1994, quando a devastação provocada pela  AIDS estava próxima. As Virgens Suicidas, de Sofia Coppola, investiga sensivelmente a repressão sobre a sexualidade feminina no âmbito familiar e escolar.

Palíndromos, de Todd Solondz, mostra a influência de uma cultura hipersexual paradoxalmente repressora sobre a vontade obsessiva de engravidar nutrida por uma garota de 12 anos. A estrutura do filme é curiosa, contando com diversas atrizes no papel da protagonista, o que sugere a fragmentação da personalidade sob as pressões do mundo.

Dance Party, USA é representante do chamado mumblecore, surgido nos Estados Unidos no começo dos anos 2000 com a popularização dos equipamentos digitais, o que facilitou a realização de jovens cineastas. No filme, o diretor Aaron Katz explora os constrangimentos e afetos desconcertados entre um rapaz e uma garota que se conhecem ao compartilhar o tédio em uma festa, usando uma câmera na mão que confere um tom documental e íntimo à narrativa.

As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e 19 horas, no Cinusp. A entrada é gratuita. Programação completa e mais informações estão aqui.

Corpo Desperto é a mostra que abre a programação de 2018 do Cinusp

A mostra lança olhar sobre a transição da adolescência para a vida adulta, com atenção para o despertar de afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante.

Datadata 29/01/18 - 02/03/18 | 16:00 - 21:00
Tipo de Eventodata Cultura e artes
Sitedata https://www.facebook.com/CINUSP/
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Sem Inscrição Prévia
Localdata Cinusp - Cinema da USP Paulo Emílio
Capital
Endereçodata Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 04 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
30AGO
Evento científico
Bion e Laplanche são tema do event...
Durante o evento, será realizado o lançamento do livro "Por que Klein?", das autoras Elisa Maria d...
29AGO
Evento científico
Evento na USP discute literatura e ...
O evento contará com a participação da escritora e poeta israelense Tal Nitzán.
23AGO
Institucional
Universidade Aberta à Terceira Ida...
O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP.
20AGO
Evento científico
Escola Politécnica realiza seminá...
Encontro conta com a participação do professor Diego Vasquez-Brust (Universidade de Portsmouth, Re...