Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


No dia 20 de fevereiro, será realizado o seminário Ambiente, Saúde e Sustentabilidade em Cidades Globais, que vai reunir experiências e promover diálogos sobre estudos acadêmicos e intervenções que podem melhorar a qualidade de vida nas metrópoles. As atividades acontecem das 9 às 12 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA), e a partir das 14 horas, na Faculdade de Saúde Pública (FSP), ambos da USP.

No IEA, Paula Santana, catedrática da Universidade de Coimbra, Portugal, apresenta o caso Euro-Healthy: Shaping European Policies to Promote Health Equity (Europa Saudável: Modelando Políticas Europeias para Promover a Igualdade na Saúde, numa tradução livre), de caráter interdisciplinar, interinstitucional e internacional, e que tem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em seu foco de ação.

A apresentação é seguida de debate com Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais; Lígia Viseu Barrozo, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA; e Valdir Fernandes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A moderação é de Arlindo Philippi Jr., professor da FSP-USP em ano sabático no IEA. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela web.

No mesmo dia, a partir das 14 horas, na FSP, acontece uma mesa-redonda para discutir como as universidades – especialmente por meio de seus programas de pós-graduação – podem voltar suas produções científicas para a solução de problemas locais, tendo como referência questões como segurança, resiliência, sustentabilidade e cidades inclusivas, todas elas presentes nos ODS.

A atividade Refletindo sobre os ODS na Pesquisa e Pós-Graduação terá fala de Paula Santana; Ricardo Young, que integra o Projeto Complexidade, Sustentabilidade e Políticas Públicas do Programa USP Cidades Globais; Tércio Ambrizzi, do Incline e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP; Gabriela Marques Di Giulio, Cleide Lavieri Martins; e Helena Ribeiro, as três da FSP-USP. A moderação será de Wanda Risso Günther, da FSP-USP. Para este período, não será necessária inscrição.

As atividades acontecem no Auditório do IEA (Sala do Antigo Conselho Universitário), rua do Anfiteatro, 513, Cidade Universitária; e na Sala Fernando Guimarães da FSP (av. Dr. Arnaldo, 715). Mais informações na página do evento.

Encontro discute soluções sustentáveis para as cidades

Seminário na USP vai reunir experiências e promover diálogos sobre estudos acadêmicos e intervenções que podem melhorar a qualidade de vida nas metrópoles.

Datadata 20/02/18 | 09:00 - 17:00
Tipo de Eventodata Evento científico
Sitedata http://goo.gl/R8LVA3
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
05/02/2018 - 19/02/2018
Inscrições para apresentação no IEA pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2_6NpWQIHZeFADoFmJFcexOgcSJdhCCa8NaRqpBY8WJ0FSw/viewform
Localdata Outros
#Vários
Endereçodata
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados