Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Do Corpo à Terra, realizado em vários lugares de Belo Horizonte, em 1970; Domingos de Criação, que ocorreram de janeiro a julho de 1971, no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro; e a exposição Como Vai Você, Geração 80?, sediada na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro, em 1984, serão relembrados pelos seus curadores Frederico Morais e Marcus Lontra. O encontro acontece no dia 14 de novembro, às 14h30, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

O crítico e curador Frederico Morais fala dos eventos realizados nos 70, em plena ditadura militar. Em Do Corpo à Terra, ele propôs extrapolar as fronteiras dos museus e explorar novas linguagens, realizando performances, happenings e intervenções urbanas em espaços públicos da cidade – o Parque Municipal e a Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Os Domingos de Criação foram propostos por Morais durante o período que ocupou o cargo de diretor de cursos do MAM. Viabilizando ações criativas para repensar a relação arte x educação, os eventos envolveram artistas como Antônio Manuel, Carlos Vergara, o diretor de teatro Amir Haddad e os dançarinos Klauss e Angel Vianna.

Marcus Lontra comenta a exposição Como Vai Você, Geração 80?, da qual foi curador ao lado de Sandra Magger e Paulo Roberto Leal. No Parque Laje, reuniu 123 artistas, dentre eles nomes que se tornaram consagrados, como Alex Vallauri, Ana Maria Tavares, Beatriz Milhazes, Cristina Canale e Daniel Senise.

No dia 21 de novembro, no mesmo local e horário, Agnaldo Farias e Emanoel Araújo falam sobre as exposições Meio Século de Arte Brasileira, realizada em 2006 no Instituto Tomie Ohtake, e África/Africans, que aconteceu no Museu Afro Brasil em 2015. Os eventos integram a programação do Ciclo Cultura, Institucionalidade e Gestão, realizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria do IEA com o Itaú Cultural. Os eventos são gratuitos, com transmissão ao vivo pela internet. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário. Mais informações na página do evento.

Encontros no Instituto de Estudos Avançados relembram eventos artísticos

Do Corpo à Terra (1970), Domingos de Criação (1971) e Como Vai Você, Geração 80? (1984) serão relembrados pelos seus curadores: Frederico Morais e Marcus Lontra.

Datadata 14/11/17 | 14:30 - 17:00
21/11/17 | 14:30 - 17:00
Tipo de Eventodata Evento científico - humanas
Sitedata http://www.iea.usp.br/eventos/exposicoes_IV
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
09/11/2017 - 21/11/2017
Inscrições no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSel0iLPk4FaLniZ6FA6SKA7zWjAPemrDFdse3G6MPyX3_MJZg/viewform
Localdata Capital
Sala de Eventos
Endereçodata
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
03OUT
Cultura e artes
Faculdade de Saúde Pública realiz...
Ciclo de eventos tem o objetivo de debater as condições de vida da população negra no Brasil, be...
02OUT
Cultura e artes
USP recebe eventos sobre os 50 anos...
Com programas em diversos horários, "Ecos de 1968 - 50 anos depois" traz diferentes abordagens do c...
26SET
Evento científico
Representatividade negra e feminina...
O evento vai reunir quatro autoras contemporâneas que trabalham esta temática: Dika Araújo, Fláv...
24SET
Evento científico
Palestra no Instituto Oceanográfic...
Professor convidado falará também sobre o Brasil no Projeto PIRATA, que pesquisa a região do Atl...