Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Do Corpo à Terra, realizado em vários lugares de Belo Horizonte, em 1970; Domingos de Criação, que ocorreram de janeiro a julho de 1971, no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro; e a exposição Como Vai Você, Geração 80?, sediada na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro, em 1984, serão relembrados pelos seus curadores Frederico Morais e Marcus Lontra. O encontro acontece no dia 14 de novembro, às 14h30, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

O crítico e curador Frederico Morais fala dos eventos realizados nos 70, em plena ditadura militar. Em Do Corpo à Terra, ele propôs extrapolar as fronteiras dos museus e explorar novas linguagens, realizando performances, happenings e intervenções urbanas em espaços públicos da cidade – o Parque Municipal e a Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Os Domingos de Criação foram propostos por Morais durante o período que ocupou o cargo de diretor de cursos do MAM. Viabilizando ações criativas para repensar a relação arte x educação, os eventos envolveram artistas como Antônio Manuel, Carlos Vergara, o diretor de teatro Amir Haddad e os dançarinos Klauss e Angel Vianna.

Marcus Lontra comenta a exposição Como Vai Você, Geração 80?, da qual foi curador ao lado de Sandra Magger e Paulo Roberto Leal. No Parque Laje, reuniu 123 artistas, dentre eles nomes que se tornaram consagrados, como Alex Vallauri, Ana Maria Tavares, Beatriz Milhazes, Cristina Canale e Daniel Senise.

No dia 21 de novembro, no mesmo local e horário, Agnaldo Farias e Emanoel Araújo falam sobre as exposições Meio Século de Arte Brasileira, realizada em 2006 no Instituto Tomie Ohtake, e África/Africans, que aconteceu no Museu Afro Brasil em 2015. Os eventos integram a programação do Ciclo Cultura, Institucionalidade e Gestão, realizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria do IEA com o Itaú Cultural. Os eventos são gratuitos, com transmissão ao vivo pela internet. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário. Mais informações na página do evento.

Encontros no Instituto de Estudos Avançados relembram eventos artísticos

Do Corpo à Terra (1970), Domingos de Criação (1971) e Como Vai Você, Geração 80? (1984) serão relembrados pelos seus curadores: Frederico Morais e Marcus Lontra.

Datadata 14/11/17 | 14:30 - 17:00
21/11/17 | 14:30 - 17:00
Tipo de Eventodata Evento científico - humanas
Sitedata http://www.iea.usp.br/eventos/exposicoes_IV
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
09/11/2017 - 21/11/2017
Inscrições no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSel0iLPk4FaLniZ6FA6SKA7zWjAPemrDFdse3G6MPyX3_MJZg/viewform
Localdata Capital
Sala de Eventos
Endereçodata
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
14DEZ
Evento científico
Evento encerra o ciclo de seminári...
Aids, direitos humanos e políticas sexuais no século 21 estão entre os temas presentes no program...
17DEZ
Outros
Melhores projetos para a área de m...
Dia 17 de dezembro serão premiados os projetos vencedores do concurso para universitários organiza...
14FEV
Evento científico
USP tem curso intensivo sobre negoc...
Oferecido por centro do Instituto de Relações Internacionais, curso promove práticas e simulaçõ...
13FEV
Evento científico - humanas
Curso da USP apresenta conceitos e ...
Objetivo é contribuir para a formação de negociadores tanto do setor privado como do setor públi...