Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro acontece a apresentação do espetáculo Rivoshka sob a concepção, encenação e apresentação de Paulo Maron, pós-graduando do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob orientação do professor Diósnio Machado Neto. O espetáculo conta com a atuação de alunos e ex-alunos da ECA e integrantes do grupo de estudos Ecoar da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

A apresentação é um drama em um ato a partir das canções sobre temas Judaicos opus 79 de Dmitri Shostakovich. A obra foi composta em homenagem ao seu amigo Solomon Mikhoels. Em princípio esse ciclo seria formado por oito canções, mas como a temática era depressiva, tratando sobre a morte e impregnada de tristeza, o que fugia muito das regras do Realismo Socialista imposta por Stalin, Shostakovich decidiu incluir mais três canções com temática otimista, o que facilitou sua aprovação pela censura.

O NUO Ópera-Laboratório traz ao público é constituído como uma peça teatral na qual a dramaturgia é construída a partir dos poemas das canções. Toda a história se desenrola não em ordem cronológica dos acontecimentos, mas de acordo com a ordem das canções. Essa narrativa traz uma trama que prende a atenção do início ao fim, pois a cada cena é dada uma resposta das questões que surgem nas cenas anteriores. Toda a movimentação dos atores foi feita com base na Biomecânica de Meyerhold, encenador russo que sempre foi muito próximo à Shostakovich.

A história começa numa prisão na Sibéria no início do século XX, onde Saul, um sapateiro judeu está preso junto com Ester, uma moradora de rua que vive dos trocados que recebe tocando violino pelas ruas. A cada cena a história vai e volta no tempo para explicar o que levou Saul e Ester para a prisão. Paralelamente é contada a história da família de Saul e sua filha Rivoshka que desafia as tradições judaicas ao se apaixonar por um policial cristão.

O espetáculo conta com diálogos em português e canções em russo com legendas. O ingresso pode ser pago conforme a disponibilidade de cada um e reservado com antecedência no Facebook. O espetáculo acontece aos sábados às 20 horas e aos domingos às 18 horas, no Espaço Núcleo. Mais informações pelos telefones (11) 99571-2947(Paulo Maron), (11) 99866-7066 (Marília Velardi).

Espetáculo Rivoshka é apresentado no Teatro Núcleo

A apresentação é um drama em um ato a partir das canções sobre temas Judaicos opus 79 de Dmitri Shostakovich.

Datadata 02/12/17 - 03/12/17 | 20:00 - 22:00
09/12/17 - 10/12/17 | 18:00 - 20:00
Tipo de Eventodata Cultura e artes
Sitedata https://web.facebook.com/nucleodeopera/
Investimentodata Evento Pago
de acordo com a disponibilidade de cada um
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
27/11/2017 - 01/12/2017
Inscrições no link https://web.facebook.com/nucleodeopera/
Localdata Outros
Teatro Núcleo
Endereçodata Espaço Núcleo (Rua Belas Artes, 135, Ipiranga
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados