Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Estão abertas, até o dia 18 de setembro, as inscrições para os alunos matriculados nos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas de São Paulo que tenham interesse em participar da Competição USP de Conhecimentos. A ação faz parte do programa Vem pra USP!, parceria da Secretaria Estadual da Educação (SEE) com a Universidade.

Lançado em junho deste ano, o programa Vem pra USP! envolve ações para incentivar o acesso de estudantes da rede pública de ensino aos cursos de graduação da Universidade, além de aproximar os professores do ensino médio da USP e contribuir na formação dos jovens como cidadãos. A expectativa para o programa é que ele envolva os mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados no ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo.

A Competição USP de Conhecimentos está sendo organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e terá duas fases. A primeira consiste em uma prova on-line com 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática. O conteúdo dos testes está de acordo com o ano no qual o estudante está matriculado.

Os candidatos com o melhor desempenho nessa etapa, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial nas unidades do programa “Escola da Família” da SEE.  A prova desta fase terá 45 questões de múltipla escolha nas áreas de matemática (15), português (15), ciências (10) e atualidades (5).

Os mais bem avaliados na competição recebem um certificado especial da Universidade e podem participar de aulas preparatórias para o vestibular e de monitoria de estudos on-line, de acordo com o ano que estiverem cursando. As atividades, elaboradas por professores do cursinho popular da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), serão desenvolvidas no sistema e-Aulas da USP, que é o serviço web de conteúdos educacionais em mídia digital produzidos pela Universidade.

Além disso, os estudantes do 3º ano recebem isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest e terão acesso à USP e aos institutos de pesquisa, por meio de visitas guiadas, para que possam conhecer a rotina dos cursos de graduação.

As inscrições para participar do Vem pra USP! devem ser feitas aqui, onde estão mais informações. As provas da primeira fase deverão ser realizadas no período de 25 a 29 de setembro. O candidato deverá acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova on-line. Os convocados e os locais do exame da segunda fase serão divulgados no dia 6 de outubro. A prova será realizada no dia 22 de outubro (domingo), das 13 às 16 horas. A lista dos estudantes mais bem classificados será divulgada no site em data a ser definida.

Estão abertas as inscrições para o Programa Vem Pra USP!

Alunos do ensino médio de escolas públicas podem participar do Programa, parceria da Secretaria Estadual da Educação e a Universidade de São Paulo.

Datadata 29/08/17 - 18/09/17 | 08:00 - 18:00
Tipo de Eventodata Outros
Sitedata http://vemprausp.org.br/
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
29/08/2017 - 19/09/2017
Inscrições no site http://vemprausp.org.br/
Localdata Outros
#Online
Endereçodata
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
02OUT
Evento científico
Simpósio Internacional de Proteç...
O Simpósio Internacional de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SIPDA) é um evento bianual ...
29SET
Outros
Revista do Centro de Preservação ...
A submissão de artigos científicos, resenhas críticas, entrevistas/depoimentos, noticias sobre pr...
02OUT
Evento científico
Tecnologias Digitais de Informaçã...
O curso é promovido pelo Centro de Apoio Escola de Enfermagem da USP (CEAPEE) e totalmente a distâ...
17FEV
Evento científico
Estão abertas pré-inscrições pa...
O evento vai reunir especialistas, a comunidade local e os participantes visando ao desenvolvimento ...