Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


No dia 27 de novembro, às 9 horas, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEA) da USP sedia a Jornada Franco-Brasileira, que  vai mostrar a grande influência de pesquisadores franceses nos primeiros anos de formação da USP.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA e pelo Institut des Amériques, o evento traz mesas sobre Medicina e Biologia, Ciências Exatas e experimentais, Ciências Humanas e Sociais. Além do legado do período inicial, serão apresentados também experiências posteriores e atuais. Uma das mesas abordará a presença francesa na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, como foi o caso do professor Roger Bastide e do geógrafo Pierre Monbeig, ambos figuras importantes na fundação da Faculdade, em 1934.

Outro exemplo de como a relação Brasil-França será apresentada pelo médico Jorge Kalil sobre ciência médica e pesquisa biomédica. Professor da Faculdade de Medicina da USP, Kalil vai relatar sua experiência durante passagem pelo Instituto de Doenças do Sangue do Hospital Saint Louis, em Paris, no qual realizou sua pesquisa de doutorado sob orientação de Jean Dausset, prêmio Nobel de Medicina. Também vai apresentar o contexto em que surgiu a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, fazendo do Brasil o segundo país em números de transplantes no mundo. Outra influência importante da ciência francesa no Brasil foi a criação do Instituto Pasteur em São Paulo, com o qual houve intenso intercâmbio durante seus quase 120 anos, culminando na instalação da representação do Instituto Pasteur na USP. Esse intercâmbio, também influenciou na criação do Instituto Butantan, do qual Kalil foi diretor.

Nesta ocasião, o IEA e o Institut des Amériques assinarão um acordo de cooperação, que pretende estabelecer canais de comunicação, trocas de conhecimentos científicos e culturais, além de estimular as atividades de pesquisa e formação. A idealização de projetos de pesquisa em comum e a facilitação do intercâmbio entre pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos também estão entre os objetivos do convênio.

O evento é gratuito, com inscrição prévia aqui, com transmissão ao vivo pela internet. Acontece na sala de Eventos do IEA. Mais informações com Sandra Sedini  pelo e-mail sedini@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-1678.

Instituto de Estudos Brasileiros sedia Jornada Franco-Brasileira

O evento é gratuito e vai mostrar a grande influência de pesquisadores franceses nos primeiros anos de formação da USP.

Datadata 27/11/17 | 09:00 - 12:00
Tipo de Eventodata Evento científico
E-maildata sedini@usp.br
Sitedata http://www.iea.usp.br/noticias/jornada-franco-brasileira
Telefonedata (11) 3091-1678
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
22/11/2017 - 27/11/2017
Inscrições no link http://goo.gl/BMe99y
Localdata Capital
sala de Eventos
Endereçodata
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
07AGO
Evento científico - biológicas
Evento na USP promove atividades e ...
O tema desta edição é “Aleitamento Materno: É A Base da Vida”, com a proposta de motivar aç...
25JUL
Evento científico
USP realiza seminário para discuti...
Os palestrantes são Rubens Antônio da Silva, pesquisador da área de controle de vetores no Sucen ...
06AGO
Evento científico
Especialista em geociências do pet...
O palestrante convidado é Ruben D. Martinez (Reservoir Geoscience, LLC), consultor e instrutor em g...
26JUL
Evento científico
Faculdade de Direito da USP recebe ...
O evento pretende tratar das Sociedades Pós-Constitucionais e os 30 anos da Constituição Federal ...