Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Mesmo com o fechamento do Edifício-Monumento (Museu do Ipiranga) ao público para obras de restauro e modernização, diversos setores do Museu Paulista promovem, entre os dias 10 e 29 de julho, atividades culturais no período das férias escolares. Na cidade de Itu, o Museu Republicano preparou suas atividades, entre os dias 11 e 29, em parceria com várias instituições da cidade: União Negra Ituana, INTERFOTO ITU, Cinepiano, Secretaria de Cultura de Itu/Festival de Artes de Itu e CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itu.

A primeira delas, no dia 11 de julho, é a oficina Brinquedos e Brincadeiras da cultura da infância, que consiste em valorizar a arte do “saber fazer” – os gestos, as músicas e trabalhos manuais das tradições do interior – que possibilitam a troca de memórias entre crianças de várias idades, jovens e adultos na produção coletiva do brincar. No dia 13, acontece a oficina educativa Mapas Imaginários como parte da abertura da mostra Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico, um mapa confeccionado e bordado pelas mulheres da renda cidadã do CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social de Itu, e idealizado pelo Serviço Educativo do Museu com a artista plástica Morgana Ribeiro.

Ainda no dia 13, a programação do Museu Republicano abre espaço para a fotografia, com a abertura da exposição Elos: Portas e janelas de Itu, uma seleção de 20 trabalhos sobre a temática promovida pela parceria do Museu com o INTERFOTO ITU, que ficará em cartaz entre julho e setembro de 2017. Mais tarde, no auditório do Centro de Estudos, acontece a palestra Fotografia e Conservação com João Marcos Rosa e Érico Hiller. No dia 15 pela manhã, será realizada a palestra Tratamento e Edição Profissional de Imagens com Photoshop, Lightroom e ACR, por Alexandre Keese.

Quem visitar o Centro de Estudos no dia 21 poderá vivenciar uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema com O CINEPIANO. Ao piano, Tony Berchmans vai improvisar a trilha sonora e musical das obras exibidas utilizando temas de sua autoria e excertos das músicas folclórica e clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.

A programação encerra com uma grande celebração à mulher negra em Itu. Ao longo de todo o dia 29, o 2º Encontro da Mulher Negra em Itu promove contação de história com Marina Costa; exibição audiovisual Samba de Terreiro de Itu, de Júlio Abe Wakahara; a palestra A População negra de Itu pós-abolição, com a professora da UNESP Claudete de Sousa Nogueira; a roda de conversa Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade, com representantes da União Negra Ituana; e a apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu.

Além das atividades, o Museu Republicano de Itu recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. Toda a programação é gratuita, mas algumas exigem inscrições prévias. Acompanhe as novidades sobre os eventos no site do Museu Paulista.

Museu Republicano de Itu promove atividades nas férias de julho

O Museu Paulista da USP promove diversas atividades neste mês de julho, tanto em sua sede no bairro paulistano do Ipiranga quanto no Museu Republicano de Itu, sua extensão no interior do Estado de São Paulo.

Datadata 11/07/17 - 29/07/17 | 10:00 - 17:00
Tipo de Eventodata Evento científico - humanas
Sitedata http://mp.usp.br
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
05/07/2017 - 11/07/2017
Algumas atividades requerem inscrição prévia no site http://mp.usp.br
Localdata Outros
Museu Republicano "Convenção de Itu"
Endereçodata Rua Barão do Itaim, 67, Centro - Itu-SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados