Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid), o Conselho Britânico e o Coletivo Rebento promovem, de 18 de agosto a 17 de novembro, o curso O que produz a violência? O curso reúne professores brasileiros, ingleses e mexicanos, que vão abordar o tema a partir de diversas vertentes teóricas e experiências de pesquisas que tocam diretamente nos processos de produções cotidianas de violência nas grandes cidades da América Latina.

O público-alvo são profissionais vinculados ao tema da violência (sistema de justiça, sistema de proteção social, segurança pública e privada, movimentos sociais, jornalistas, sociedade civil, educadores, profissionais da saúde e assistência, entre outros). Para acompanhar as sessões cada participante receberá um toolkit contendo artigos, dossiês e materiais multimídia que ajudarão na ampliação dos debates.

Há um descompasso entre o que dizem as pesquisas recentes sobre as causas da violência na América Latina e as formas pelas quais os governos têm procurado combatê-la. De um lado, as pesquisas apontam para a globalização de mercados ilegais – armas, drogas, contrabando, veículos roubados – e para a ineficiência das políticas locais de encarceramento e punição dos operadores baixos desses mercados.

Ainda assim, os governos seguem investindo cada vez mais na punição e no encarceramento massivo, na militarização e nas estratégias de guerra ao crime e às drogas, que aumentam o conflito social e urbano. O discurso penal tem cada vez mais espaço nos debates públicos, enquanto as facções e grupos criminais se profissionalizam e se conectam internacionalmente.

O evento conta com apoio do Goldsmith College – University of London, King’s College London, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS-MX) e Colégio de Michoacán (Colmich-MX), Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes Mônica Paião Trevisan, Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes São Carlos (CEDEDICA-São Carlos), Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS).

O curso é gratuito e os participantes que tiverem frequência de 80% nas atividades vão receber certificado. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de julho neste link. No total são oito encontros quinzenais, realizados sexta à tarde e sábado pela manhã, no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Mais informações no libreto on-line ou no site do CEM.

O que produz a violência? é tema de curso do Centro de Estudos da Metrópole

O curso faz parte do projeto Tackling Violence in Latin America e será realizado entre agosto e novembro em São Paulo.

Datadata 18/08/17 - 17/11/17 | 14:00 - 17:00
Tipo de Eventodata Evento científico - humanas
Sitedata http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1304
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
04/07/2017 - 01/08/2017
Inscrições no link https://goo.gl/forms/9MiQIXuLjpFuLaMf1
Localdata Outros
CEM/Cebrap
Endereçodata R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados