Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


No início do século 20, simultaneamente ao estabelecimento da fotografia, popularizou-se a prática de fotografar indivíduos doentes. Por um lado, esse recurso foi fundamental para caracterizar — e diagnosticar — doenças tropicais. Por outro, depreciava e diminuía os portadores. O objetivo de refletir sobre a construção histórica da medicina tropical e os indivíduos por ela subjugados motivou a idealização do encontro Representações Fotográficas de Doenças Tropicais: Ambivalências e Tensões Sociais, que acontece no dia 24 de maio, às 14h.

A conferencista será Kelly Ichitani Koide, pós-doutoranda em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A pesquisa de Kelly pretende desvendar o papel das representações fotográficas da doença na medicina tropical. O moderador do encontro será Pablo Rubén Mariconda. Além de orientar a pesquisa de Kelly, Mariconda é professor de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência na FFLCH e coordenador do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, que organiza o evento.

A prática de fotografar pessoas doentes, segundo os organizadores, se justificava pela concepção de que a fotografia era o resultado objetivo da neutralidade da máquina, documentando a realidade sem a intervenção humana. Durante o evento, eles pretendem analisar algumas fotografias produzidas nesse contexto “buscando uma reflexão sobre a invisibilidade social dos indivíduos, retratados apenas para caracterizar doenças e ressaltar suas anomalias”.

O evento é público e gratuito, com transmissão ao vivo pela internet. Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever.
Pesquisadora analisa efeitos e contradições das fotografias de doenças tropicais

A conferencista será Kelly Ichitani Koide, pós-doutoranda em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Datadata 24/05/18 | 14:00 - 16:00
Tipo de Eventodata Evento científico
E-maildata clauregi@usp.br
Telefonedata (11) 3091-1686
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever.
Localdata Capital
IEA - Instituto de Estudos Avançados
Sala Alfredo Bosi
Endereçodata Rua da Praça do Relógio, 109, piso térreo, Cidade Universitária
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
26OUT
Evento científico
Observatório lança primeiro volum...
Os debatedores serão Fábio Augusto Daher Montes, da Procuradoria do Estado de São Paulo, e os pro...
08NOV
Evento científico
Seminário na USP analisa história...
Encontro buscará ultrapassar a concepção da energia como algo meramente natural, e pensar sobre s...
07NOV
Evento científico
Saúde, migração e refúgio são ...
O grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP irá re...
22OUT
Evento científico
USP promove encontro sobre a cena t...
Em encontro, representantes de quatro coletivos teatrais de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte,...