Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Da Assessoria de Comunicação da Fapesp

No biênio 2018-2019, o Brasil terá 600 mil novos casos de câncer por ano, segundo dados da publicação técnica “Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil”, produzida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. Os números são crescentes, mas as estimativas também mostram que cerca de um terço de todos os casos poderia ser prevenido. Daí a busca, pela ciência, por métodos preventivos, por novos ativos terapêuticos e pelo bem-estar de pacientes.

A doença será o foco do evento “A Ciência Contra o Câncer”, no dia 24 de setembro, dentro do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, uma parceria entre o ILP – Instituto do Legislativo Paulista e a Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O objetivo do Ciclo é promover palestras sobre temas que apontam para questões-chaves do futuro da sociedade.

O evento, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, será aberto pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Roger Chammas, que abordará o cenário da pesquisa sobre câncer no Estado de São Paulo.

O Ciclo contará ainda com a participação de Emmanuel Dias-Neto, coordenador do Laboratório de Genômica do A.C. Camargo Cancer Center. Ele abordará a influência dos hábitos alimentares e do estilo de vida no desenvolvimento de câncer gástrico. Esse tipo de câncer está entre os mais incidentes no país, de acordo com as estatísticas do INCA.

O vírus HPV, que tem prevalência estimada de 54,3% no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, será tema de apresentação da professora Maria Ignez Saito, da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Ela abordará a prevenção e imunização contra o vírus.

O Ciclo terá também participação da pesquisadora Daniela Baumann Cornélio, da Ziel Biosciences, startup apoiada pelo PIPE – programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da FAPESP. Ela abordará a criação de um método de autocoleta de amostras para exame do HPV e de outros biomarcadores de câncer de colo de útero.

As palestras do Ciclo ILP-FAPESP são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. As vagas, porém, são limitadas.

Pesquisadores discutem avanços da ciência contra o câncer

Doença que registra 600 mil novos casos por ano no Brasil é tema de palestra no “Ciclo ILP-FAPESP”.

Datadata 24/09/18 | 15:00 - 17:00
Tipo de Eventodata Evento científico
Sitedata https://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4245
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
As palestras têm inscrições gratuitas.
Localdata Outros
ALESP
Auditório Teotônio Vilela
Endereçodata Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera CEP: 04097-900 - São Paulo - SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
22OUT
Evento científico
Pesquisador da USP participa de enc...
José Roberto Postali Parra, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, abord...