Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Da Assessoria de Comunicação do PRCEU

O Programa Portas Abertas do Engenho dos Erasmos apresenta, a partir de 29 de julho, o espetáculo História, Luz e Som: memórias de um velho engenho. A peça traz contexto da USP e da Baixada Santista, aliando arte e ciência em uma experiência de difusão cultural que valoriza este importante testemunho histórico e arqueológico. Ao associar temas da História do Brasil com espaço de fruição artística, a projeção aguça a sensibilidade do espectador.

Idealizado em 2010, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, pela professora Vera Lucia Amaral Ferlini e pelo arquiteto Silvio Luiz Cordeiro, o espetáculo conta ainda com o financiamento do BNDES. O videomapping – projeção de imagens em sincronia com trilhas musicais e paisagens sonoras – permite aos espectadores acompanharem narrativa concebida para explorar a dimensão histórica das Ruínas e garante uma experiência envolvente para o público. São as próprias estruturas em ruínas, no seu estado bruto, que formam certos planos propícios à projeção audiovisual.

A obra fundamenta-se em estudos a partir de diversas referências documentais e levantamentos, seja em História, Arqueologia e Arquitetura, e estudos que tiveram por objeto, sobretudo, o próprio monumento nacional. Temas essenciais relacionados à História do Brasil e do Açúcar, como a escravidão, a tecnologia envolvida nos processos produtivos, os povos indígenas nativos e a devastação da Mata Atlântica, por exemplo, são abordados no espetáculo, através de elementos simbólicos.

O espetáculo contribui ainda para a divulgação do Patrimônio Cultural, evidência física mais antiga da presença europeia no Brasil e bem tombado pelo IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPASA, além de promover apropriação do bem histórico pela sociedade, propiciando informação, educação e cultura. Em caso de chuva, um vídeo alternativo será exibido no auditório.

Com coordenadoria de Vera Lucia Amaral Ferlini, o evento é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições devem ser feitas neste link. Vagas limitadas.

Programa apresenta espetáculo História, Luz e Som: memórias de um velho engenho

A obra fundamenta-se em estudos a partir de diversas referências documentais e levantamentos, seja em História, Arqueologia e Arquitetura, e estudos que tiveram por objeto, sobretudo, o próprio monumento nacional.

Datadata 29/07/17 - 28/10/17 | 19:00 - 20:00
Tipo de Eventodata Cultura e artes
E-maildata resjesantos@gmail.com
Sitedata http://www.engenho.prceu.usp.br
Telefonedata (13) 3229-2703
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
11/07/2017 - 27/10/2017
Inscrições no site http://www.engenho.prceu.usp.br/agenda-2
Localdata Outros
Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Endereçodata Rua Alan Ciber Pinto, 96, São Jorge, CEP 11085-625 Santos - SP
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
05AGO
Cultura e artes
Engenho dos Erasmos promove o Circu...
O roteiro que inclui as Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, o Jardim Botânico Chico Mendes e su...