Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


O Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, promove, no dia 18 de junho, o seminário Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade. A mesa pretende trazer um pouco da profundidade do seu pensamento para refletir sobre o futuro através da compreensão do presente, contra o discurso que justifica, pela urgência em superar a crise, a ação do Estado reproduzindo a lógica do capital. Em Henri Lefebvre, o “Direito à Cidade” é uma ideia-força para práticas que, ao negarem a segregação, ampliam o campo do possível e ensaiam uma reinvenção da vida social urbana.

Constantemente associado ao filosofo francês Henri Lefebvre, a ideia do “direto à cidade” – que dá nome ao famoso livro do autor publicado há 50 anos – tem sido banalizada e, numa leitura instrumentalizada, se tornou o seu outro; isto é, sinônimo e critério de legitimação da política pública ao invés de crítica radical às ações do Estado, que se constrói como avalizador do processo de crescimento econômico integrado à urbanização neoliberal, portanto, da reposição daquilo que fundamenta a desigualdade no capitalismo.

Em Henri Lefebvre o direto à cidade se localiza no debate sobre a utopia que faz parte do ato que compreende o mundo. Uma ação que visa ao futuro da sociedade a partir da análise das contradições que geram a desigualdade presente e vivida no cotidiano. A crise urbana apela à urgência que com muita dificuldade se isola do pragmatismo, palco profícuo para a banalização do pensamento teórico como potência para analisar e transformar o mundo moderno.

Participam da mesa César Simoni Santos (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH – e IEA/USP), Danilo Volochko (Universidade Federal do Paraná e IEA/USP), Paolo Colosso (FFLCH e IEA/USP). A moderação é de Ana Fani Alessandri Carlos (FFLCH e IEA/USP). As atividades acontecem das 9h30 às 12h30, no Auditório do IEA/USP, com transmissão ao vivo. O evento é gratuito, aberto ao público e é preciso fazer inscrição aqui. Haverá emissão de certificado de participação. Mais informações na página do evento.

Seminário aborda Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade

Em Henri Lefebvre, o “Direito à Cidade” é uma ideia-força para práticas que, ao negarem a segregação, ampliam o campo do possível e ensaiam uma reinvenção da vida social urbana.

Datadata 18/06/18 | 09:30 - 12:30
Tipo de Eventodata Evento científico
Sitedata http://www.iea.usp.br/eventos/henri-lefebvre-
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
09/05/2018 - 16/06/2018
Inscrições no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9aLti1duFl07GdAs0obZL2r6JJZxsm5X_TF83qlrQukBQfg/viewform
Localdata Capital
IEA - Instituto de Estudos Avançados
Auditório
Endereçodata Rua da Praça do Relógio, 109, piso térreo, Cidade Universitária
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
21JUN
Evento científico
Qualidade dos serviços públicos ...
O objetivo é discutir se a Lei 13.460, Lei de Proteção e Defesa dos Direitos do Usuário dos Serv...
23JUL
Evento científico
Instituto de Estudos Avançados pro...
O curso tem como objetivo principal promover a formação complementar, em nível introdutório, em ...
05JUN
Evento científico
Seminário na USP debate interaçõ...
A conferência é pública e gratuita, em inglês (sem tradução) e com transmissão ao vivo pela w...
12JUN
Evento científico
Sustentabilidade urbana é tema de ...
O ciclo é promovido pelo Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, em conjunto com a Faculdade ...