Fortalecer o uso de evidências científicas nas decisões políticas que são tomadas em todas as esferas de governo. Esse é o principal objetivo do Workshop de Assessoria Científica a Governos, que acontecerá na USP, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro. Voltado para cientistas, funcionários públicos, técnicos de órgãos de fomento à pesquisa e inovação, o evento também é destinado a formuladores de políticas públicas residentes no Brasil, em países vizinhos e em países de língua portuguesa.
Durante o workshop, os participantes discutirão modelos de assessoria científica e habilidades necessárias para trabalhar na interface entre ciência e política.
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição, até 24 de setembro, via formulário online, além de enviar os seguintes documentos para o e-mail ingsabrasil@gmail.com: breve biografia; currículo detalhado; carta de motivação; carta de referência com apoio a sua participação no workshop; descrição das atividades atuais, dos motivos para participação no evento e relato sobre como pretende disseminar o que for aprendido no workshop.
Como as vagas são limitadas a 40 pessoas, haverá um processo seletivo entre os inscritos. Será dada prioridade para cientistas em atividade; profissionais que demonstrem a relevância da sua área de pesquisa ou experiência profissional para a formulação de políticas públicas; profissionais vinculados a instituições de ensino superior, academias de ciência, sociedades científicas, instituições de pesquisa públicas ou privadas, instituições governamentais e órgãos não governamentais.
Quem não puder participar do evento presencialmente, poderá acompanhar a transmissão ao vivo. Organizado pela INGSA em parceria com o ICMC e com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o workshop ocorrerá no auditório do IEA, na Cidade Universitária, em São Paulo.