Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


Do Serviço de Comunicação Social da FFLCH

O workshop “Trabalho, Cuidado e Políticas Públicas: Um olhar sobre a América Latina” acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro e conta com a participação de mais de 15 convidados, desde professores da USP até de instituições estrangeiras.

A abertura será com uma conferência sobre “Sistemas integrados de proteção social e a matriz da desigualdade social na América Latina” ministrada por Laís Abramo, da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL-ONU), no dia 15 às 15h.

No dia 16 os trabalhos começam às 8h30 com uma conferência sobre igualdade de gênero no Japão, ministrada por Ruri Ito (Tsuda University, Japão). Seguida por duas sessões de debates que suscitam a discussão sobre a nova divisão sexual e internacional do trabalho e políticas públicas de cuidado, que são ministradas por Helena Hirata (CNRS – França), Nadya Guimarães (USP/CEBRAP)e Karina Batthyany (Universidad de la República, Uruguay); com comentários de Mara Viveiros (Universidad Nacional, Colombia) e Evelyn Nakano Glenn (University of California­ Berkeley, Estados Unidos). Além disso acontece às 17h a conferência “Cuidarse entre sí: el autocuidado como experiencia terapêutica”, cuja interlocutora é Pascale Molinier (Université de Paris 13 / UTRPP,  França).

No último dia de workshop acontecem duas conferências, pela manhã e pela noite, sobre criações estéticas, afirmação subjetiva e lutas antiracistas e trabalhos decentes em casa, ministrados por Mara Viveros (Universidad Nacional, Colombia) e Evelyn Nakano Glenn (University of California Berkeley, Estados Unidos), respectivamente. Acontece também no dia 17 os debates “Migración y cuidado remunerado de adultos mayores a domicilio y en instituciones. Una mirada subjetiva” e “Cadenas globales de cuidado y migraciones en ChileCadenas globales de cuidado y migraciones en Chile”  com a participação de professoras da Argentina, Chile e França; e os debates “El activismo em estudios sobre cuidado y estudios críticos en discapacidad” e “Trabajo de cuidado: formación, intermediación y valoración” com docentes da Colômbia e comentarista da Organização Internacional do Trabalho (OIT-ONU).

O evento acontece no dias 15, 16 e 17 de outubro, em diversos horários que podem ser consultados na programação. Será realizado na sala 14 do Edifício de Filosofia e Ciências Sociais. Para participar é necessário fazer a inscrição prévia e gratuita. Mais informações pelo site da faculdade, pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3091-3766

USP recebe workshop sobre trabalho, cuidado e políticas públicas

O workshop “Trabalho, Cuidado e Políticas Públicas: Um olhar sobre a América Latina” é organizado por professoras do Departamento de Sociologia da FFLCH e conta com o apoio de diversas instituições estrangeiras.

Datadata 15/10/18 - 17/10/18 | 17:00 - 19:00
Tipo de Eventodata Evento científico - humanas
E-maildata dseventos@usp.br
Sitedata https://www.fflch.usp.br/872
Telefonedata (11) 3091-3766
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Inscrição Prévia Obrigatória
15/09/2018 - 16/10/2018
A inscrição será até o dia do evento (15/10) ou até atingir o limite de 125 vagas e pode ser realizada no site.
Localdata Capital
FFLCH - Prédio da Filosofia e Ciências Sociais
Sala 14
Endereçodata Av. Luciano Prof. Gualberto, 315
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
21NOV
Evento científico - humanas
USP recebe lançamento de livro sob...
A obra é um estudo das relações entre as formas do controle social e os ilegalismos populares atr...
14JAN
Evento científico - humanas
Parceria entre IPSA e USP promove n...
Os cursos oferecerem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciê...
14JAN
Evento científico
Estão abertas as inscrições para...
O evento acontece entre 14 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019 e todos os cursos e seminários são ...