Mais eventos
Proximos Eventos
Mais Opções


A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, no dia 22 de maio a palestra Ativistas, Escritores e Artistas em Iídiche: o Projeto de História Oral Wexler do Yiddish Book Center. Participam do evento Christa P. Whitney, diretora do Projeto de História Oral Wexler do Yiddish Book Center; a debatedora Karen Worcman (diretora do Instituto Museu da Pessoa) e o moderador Daniel Strum (professor do Departamento de História da USP).

O Projeto de História Oral Wexler coletou mais de 800 entrevistas com pessoas de todas idades e origens, realizadas em profundidade. Os depoimentos integrais e trechos selecionados estão disponíveis on-line para quem quiser aprofundar seu conhecimento sobre o lugar do iídiche no passado, presente e futuro judaicos. Como foi ter o Prêmio Nobel em literatura iídiche Isaac Bashevis Singer como seu pai? Quem está estudando iídiche na Polônia no século XXI e por quê? Essas são só algumas das questões que os entrevistadores começaram a responder. Como um todo, a coleção ilustra as várias maneiras como o legado linguístico e cultural do iídiche pode ser transmitido, adaptado e reinterpretado por cada geração.

Yiddish Book Center, em Amherst, Massachusetts, salvou do descarte mais de um milhão de volumes de livros irrecuperáveis em iídiche – o legado, primário e tangível, de mais de mil anos de vida judaica na Europa Oriental – e os está digitalizando. A equipe ainda enfrenta um desafio maior: compartilhar com as novas gerações o idioma, o conteúdo, o contexto e as linhagens literárias e culturais dos livros salvos.

O público-alvo são professores, posdocs, alunos de graduação e pós-graduação. A palestra será proferida em espanhol e conta com projeção de vídeos. Às 20 horas, no Auditório Nicolau Sevcenko do Prédio da História e Geografia da FFLCH/USP. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição.

USP sedia palestra sobre Projeto de História Oral Wexler do Yiddish Book Center

Participam do evento Christa P. Whitney, diretora do Projeto de História Oral Wexler do Yiddish Book Center; a debatedora Karen Worcman (diretora do Instituto Museu da Pessoa) e o moderador Daniel Strum (professor do Departamento de História da USP).

Datadata 22/05/18 | 20:00 - 22:00
Tipo de Eventodata Evento científico - humanas
Sitedata https://www.yiddishbookcenter.org/collections/oral-histories
Investimentodata Evento Gratuito
Inscriçãodata Sem Inscrição Prévia
Localdata Capital
FFLCH - Edif. Eurípedes Simões de Paula (História e Geografia)
Endereçodata Av. Prof. Lineu Prestes, 338
Importantedata As informações foram checadas na data de sua publicação, mas pode haver alterações ou cancelamentos. Recomendamos entrar em contato com a organização do evento para confirmação.
Você pode
Email
Envie por email esse resumo
iCal
Adicione na sua agenda esse evento
+ Eventos Relacionados
08AGO
Evento científico - humanas
“II Seminário de Estudos sob...
Organizado pelo Grupo de Estudos sobre a Guerra Fria, o seminário sediado na Faculdade de Filosofia...