A 8ª Escola Regional de Alto Desempenho, que será realizada, de 8 a 10 de abril, pela primeira vez na USP, sob a coordenação do professor Paulo de Souza, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, campus São Carlos. O evento é destinado a alunos de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de ciências exatas e tem como pré-requisito saber programar.
A Escola reúne seis palestras, quatro minicursos, quatro tutoriais, duas sessões técnicas para a apresentação oral de trabalhos científicos e pôsteres, um painel com convidados, além de um desafio de programação paralela. Na competição, os participantes serão incentivados a trabalharem em equipes. Já os minicursos contam com atividades práticas ministradas nos laboratórios de computação do ICMC, com acesso remoto a computadores paralelos. Diferentemente dos tutoriais, que serão teóricos e terão metade da carga horária dos minicursos.
Para participar da Escola, é preciso acessar o sistema de inscrições da Sociedade Brasileira de Computação, que é a instituição responsável por promover o evento. A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 a R$ 230,00, dependendo da categoria do participante. A inscrição no evento dá direito à participação em todas as atividades da Escola, incluindo coffee breaks e almoços no estilo brunch. No entanto, como algumas atividades ocorrerão simultaneamente, cada inscrito poderá participar de, no máximo, dois minicursos. Mais informações e programação completa no site do evento.